sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Estudo sobre Colossenses 2:14: A "Cédula de Dívida" e a Crucificação

 Estudo sobre Colossenses 2:14: A "Cédula de Dívida" e a Crucificação

Introdução: 


Muitos cristãos interpretam Colossenses 2:14 como se a Torá, ou a lei de D'us, tivesse sido abolida na cruz. No entanto, uma análise mais profunda, considerando a tradição judaica e o texto aramaico da Peshita, revela uma compreensão diferente. Neste estudo, exploraremos o que realmente foi "cravado na cruz" e como isso afeta nossa compreensão da Torá.

Deixe seus comentários e sua opinião. Você é contra a interpretação que favoreça a observância da Torá? Sim ou não? Deixe depois sua observação acerca deste tema!🙋

👉Texto em Colossenses 2:14 (Peshita Aramaico:):

"והוא מחק בכתב ידא דחובנא דקיים להן במצותא והוא שבק עי מנון וקבע בטלוא דצליבא"

Transliteração: “V’hu Machak b’Kthav Yada d’Chobna d’Kayyam Lahon b’Mitzvata v’hu Shavaq E’i Minhon v’Kava B’tluta d’Tzaliva.”


Tradução: "E Ele apagou o escrito da nossa dívida, que estava contra nós com suas ordenanças, e o tirou do meio de nós, cravando-o na cruz."

1.⏩ Contexto e Significado da "Cédula de Dívida":

No texto aramaico, a expressão usada é "כתב ידא דחובנא" (Kthav Yada d’Chobna), que literalmente significa "escrito de dívida" ou "nota de endividamento". Na tradição judaica, isso se refere a um registro que contém as dívidas ou obrigações que alguém tem. Neste caso, a dívida é espiritual, resultante das transgressões contra as "ordenanças" (מצותא - Mitzvata), que são os mandamentos de D'us.

2. Ordenanças e a Torá:📘

O termo "מצותא" (Mitzvata) se refere a "ordenanças" ou "mandamentos". É crucial entender que a "cédula de dívida" mencionada em Colossenses 2:14 não se refere à Torá em si, mas às transgressões que resultaram em condenação. A Torá, como lei divina, continua sendo um padrão de vida, mas as acusações que surgem por falharmos em segui-la são o que está em foco.

3. A Crucificação e a Anulação da Condenação:

A frase "cravando-a na cruz" no texto aramaico é "קבע בטלוא דצליבא" (Kava B’tluta d’Tzaliva). Esta expressão descreve a ação de anular ou remover essa "cédula de dívida" através da crucificação de Yeshua (Jesus). Em outras palavras, o que foi "cravado na cruz" não foi a Torá, mas a dívida espiritual que resultava de nossas transgressões.

4. Reinterpretando Colossenses 2:14:

Com base na análise acima, podemos reinterpretar Colossenses 2:14 da seguinte forma:

"Ele apagou o registro de nossas dívidas, que era contra nós por causa de nossas transgressões às ordenanças. Este registro, que nos era desfavorável, Ele o removeu, cravando-o na cruz."

5. Implicações para a Vida do Crente:

Essa compreensão muda radicalmente a forma como vemos a Torá e a cruz. A Torá não foi abolida; ela continua sendo a instrução divina para uma vida justa. O que foi removido foi a condenação que resultava de nossa incapacidade de viver plenamente consoante a Torá. A crucificação de Yeshua nos liberta da dívida espiritual e nos oferece a graça de D'us, permitindo que busquemos viver de acordo com Sua vontade sem a condenação que antes nos pesava.

Dito isso, percebemos ser falha a interpretação cristã acerca deste texto. 

Conclusão:

✅O estudo de Colossenses 2:14 à luz da tradição judaica e do texto aramaico revela que a "lei" não foi abolida, mas sim a dívida que nossas transgressões criaram foi removida. Esse entendimento é crucial para uma teologia que honra a Torá como eterna e a crucificação como o ato de redenção que remove nossa culpa e nos reconcilia com D'us.

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